João de Melo

Escritor | Portugal

João de Melo (n. 1949, São Miguel – Açores), licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa, e autor de obras de ficção, ensaios, antologias, poesia, livros de crónicas e de viagem. Muitos dos seus livros foram traduzidos em vários países europeus, nos Estados Unidos e no México.

Foi editor de autores portugueses, crítico literário, professor dos ensinos secundário e superior, conselheiro cultural junto da embaixada de Portugal em Espanha.

Foram-lhe atribuídos os seguintes prémios literários: Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores, Prémio Eça de Queiroz/ Cidade de Lisboa, Prémio Cristóvão Colombo (Capitais Ibero-americanas), Prémio Fernando Namora/Casino do Estoril, Prémio Antena 1, Prémio «A Balada» e Prémio Dinis da Luz.

Gente Feliz Com Lágrimas, o seu romance mais conhecido, foi adaptado ao teatro pelo grupo O Bando, e a telefilme e a série de televisão pelo realizador José Medeiros. Lançou em finais de 2014 o seu mais recente romance Lugar Caído no Crepúsculo.