Isabela Figueiredo

Escritora | Portugal

Isabela Figueiredo (1963) nasceu em Lourenço Marques, Moçambique, hoje Maputo. Em 1975, rumou a Portugal, incorporando o contingente de retornados que voltavam à pátria original cujo idioma falavam

Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em 2005 obteve um diploma de Especialização em Estudos sobre as Mulheres, na Universidade Aberta, em Lisboa.

Trabalhou como jornalista, no Diário de Notícias, entre 1989 e 1994. É professora de Português no Ensino Secundário Público desde 1990. É autora de Conto É Como Quem Diz, romance que recebeu o primeiro prémio da Mostra Portuguesa de Artes e Ideias (1988), e de Caderno de Memórias Coloniais(2009).

No Outono de 2011 foi Escritora em Residência na University of Notre Dame, EUA, onde desenvolveu workshops de escrita criativa e um seminário, «Fat Women: Exclusion and Desire», sobre a génese e alguns dos princípios que orientam a construção do seu próximo romance, intitulado A Gorda.