Carlos da Veiga Ferreira

Editor | Teodolito | Portugal

Carlos da Veiga Ferreira nasceu em Penafiel em 1948. Fez o ensino secundário no Liceu Alexandre Herculano, no Porto. Em 1965, no IES (actual ISCTE), formou-se em Ciências Sociais.

Carlos da Veiga Ferreira associa-se à Editorial Teorema em 1985. Em 1988, na sequência de alguns problemas de gestão, passa por uma pequena crise; na resolução desta crise, passa a ser o único responsável pelos destinos da casa. A partir daí, o catálogo da editora passa a ser construído por si.

Na Teorema, publica cerca de 800 títulos, com autores como Borges, Calvino, Braudel, Duby, Vila-Matas, Quino, Martin Amis, Nabokov, Bellow, Bolaño e tantos outros.

Em 2007, perante o movimento acelerado de concentração do universo editorial português, vende a Teorema à Explorer Investments que, um ano depois, vende todas as suas editoras ao Grupo LeYa. Mantém-se como editor e administrador da Teorema até que desavenças contratuais o levam a abandonar o grupo em 2011.

Após 2 ou 3 meses de inactividade, aceita o convite das Edições Afrontamento para lançar uma nova chancela. Assim nasceu a Teodolito.

Recebeu o Prémio Especial de Carreira de Editor e, em 2013, foi distinguido pelo Governo da República Francesa com o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras.